MINISTRO DA CULTURA DIZ QUE BAIXO ÍNDICE DE LEITURA NO BRASIL 'É UMA VERGONHA'
Na abertura do Seminário Internacional sobre Política Públicas do Livro e Regulação de Preços, o ministro da cultura fez questão de deixar bem claro;
"- É de uma gravidade alarmante a questão da leitura. Temos 1,7 livro per capita ano é uma
verdadeira VERGONHA."
Um governo que não valoriza a educação e nem investi da maneira correta o dinheiro que vem do
bolso da grande massa populacional somado a pais que igualmente sem terem recebido qualquer estímulo a literatura passam a situação a frente para os filhos, são sem sombra de dúvidas a grande fatia deste problema. A de fato escolas que parecem ter um resquício de vontade de aplicar as coisas como deveriam ser, grades escolares que misturam a leitura junto a matérias e trabalhos mas em sua maioria ainda o faz de forma extremamente equivocada, nenhuma criança do planeta vai se sentir estimulado a ler tendo como "trabalho" escolar um clássico datado. Eu já vi um aluno da segunda série ter que ler de cabo a rabo A Escrava Isaura e o resultado dessa somatória não é nada bom, ela diminui e muito as chances do que poderia ser um potencial novo leitor. E por quê diabos? eu respondo com outra pergunta, que criança gostaria de ler tal livro? Temos que incentivar a leitura e não o completo oposto.
- Como fonte, a criança apenas responde "É muito chato...".
O índice de leitura do país está bem abaixo quando comparado com o de muitos dos países vizinhos que contém o índice de pobreza maiores que o do Brasil. É incrível como a sétima maior economia do mundo parece fazer questão de limpar a bunda com livros, só falando assim mesmo. Sem sombra de dúvidas a causa disso é um aglomerado de ações feitas pelo "jeitinho brasileiro" de empurrar tudo com a barriga, inclusive a educação. Brasileiro não desiste nunca não é uma citação linda como muitos pensam, se você acredita piamente nesta frase meu amigo, você deveria repensar a respeito. Brasileiro para começar não deveria ter que passar por nada disso da qual é o significado de resistir, é apenas um jeito bonitinho de chamar um povo que a muito não só é feito de otário mas como também está entregue as moscas.
Blogger Comentario
Facebook Comentario